04 setembro 2006

 

Sobre ouvir e compreender

A história que contaremos agora tem como personagem principal o grande Nasrudin. Nasrudin é um misto de sábio e idiota, uma mistura bastante exótica, e mais comum do que pode imaginar nossa vã filosofia.

Esta história também fala sobre “ouvir”, um comportamento tão importante, quanto pensar, falar, comer, dormir... Porém, muito pouco praticado por muitos.

Eis que Nasrudin é o convidado de honra para proferir a palestra mais aguardada do dia. Auditório lotado. Expectativa na audiência. Nasrudin sobe ao púlpito. Silêncio. Todos estão curiosos para conhecer sua palavra. Então, ele dispara a pergunta: - vocês sabem o que eu vim falar aqui hoje?

Todos respondem, balançando a cabeça, com o sinal de “não”.
- Seus ignorantes! Vocês são todos burros! Não gastarei meu tempo com pessoas como vocês. Grita Nasrudin, abandonando o local e deixando todos perplexos.

Os líderes se reúnem e resolvem convidar o sábio mais uma vez. Combinam com a população que respondam “sim” caso o mestre repita a pergunta.

Nasrudin retorna. Sobe ao púlpito e com ar de desdém, pergunta: - vocês sabem o que eu vim falar aqui hoje?
O auditório em peso responde, “sim, mestre!”.
- vocês são todos arrogantes! Pensam que sabem de tudo! Não gastarei meu tempo com pessoas como vocês. E Nasrudin vai embora, para o espanto de todos.

Sem nada compreender, porém desejando escutar a palavra do grande mestre, os líderes resolvem convidá-lo de novo. Dessa vez, a combinação é: metade do auditório, responde que sim, e a outra metade responde que não, caso a pergunta seja feita novamente.

Não dá outra. Nasrudin sobe no palco, platéia tensa, expectativa geral, e pergunta: - vocês sabem o que eu vim falar aqui? Metade do auditório, responde que sim, e a outra metade, responde que não, conforme combinado.

Nasrudin então ordena: - então vocês que sabem demais, contem tudo para esses outros que não sabem de nada. E o mestre vai embora!
Por hoje é só, quem vai indo embora agora sou eu! Até o nosso próximo encontro!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?